quarta-feira, 23 de junho de 2010

Música de Graça


O mercado dos downloads cresceu muito nos últimos anos, impulsionado pela revolução no campo informático, e pelas facilidades que o mesmo nos traz. Com isso, o mercado da música foi muito privilegiado, pois as vendas de CDs ficaram mais facilitadas, já que as gravadoras disponibilizam downloads dos lançamentos e de todos os álbuns disponíveis. O que antigamente era privilégio para alguns, hoje é crédito para todos, já que podemos ter música de alta qualidade sem sairmos de casa. Milhares de discos são lançados anualmente. Os artistas esperam que eles sejam sucesso entre as pessoas; já as gravadoras esperam ter um retorno comercial favorável, e que as vendas estejam lá em cima. É por isso que a maioria dos artistas lança material inédito a cada 2 ou 3 anos, em países como Estados Unidos e Reino Unido, por exemplo, principais mercados musicais do mundo. No Brasil é mais comum que os lançamentos sejam a cada ano, já que o mercado por aqui não é tão forte como lá fora.

O grande problema disso tudo está em como essas músicas são comercializadas, já que a maioria das músicas é baixada hoje ilegalmente em sites, blogs e até programas mesmo. Isso acarreta em prejuízos milionários para as gravadoras que investem pesado nos lançamentos e tem pouco retorno. Só para termos uma ideia: nos anos 90, os artistas de maior sucesso vendiam entre 30 e 40 milhões de cópias; já os sucessos de hoje em dia não passam nem de 10 milhões, e a tendência é que esses números caiam a cada ano.`

De quem é a culpa ? Da Internet, que não oferece a segurança necessária para os usuários ? Das gravadoras, que não tem credibilidade suficiente, e permitem que os discos vazem ? Ou das pessoas, que se deixam levar por isso, sabendo que o que estão fazendo é ilegal ? Boas perguntas essas, mas sabemos nós que todas as partes possuem sua parcela de culpa. Hoje não é todo mundo que pode comprar um CD original, pois estes estão caros, motivo pelo qual as pessoas preferem adquirir músicas ilegalmente, ou pagarem 1 real num CD pirata, por exemplo.

Comprar CD é coisa para "gente velha", dizem os especialistas, pois a "gente nova" prefere baixar na Internet, e grande parte dessa gente nova baixa de graça. É preciso que haja um controle maior para com isso, por parte das gravadoras, fazendo de tudo para que as músicas não vazem, e das pessoas, tendo consciência de que isso é um crime, e que as músicas e CDs devem ser comercializadas legalmente. Utopia ? Nos próximos anos é que saberemos.

Fonte da Imagem: www.google.com.br
Fonte do Texto: Autoria própria.

3 comentários:

  1. muito bom essa abordagem.
    músicas baixadas ilegalmente é crime.É preciso que a sociedade tenha a cabível consciência disso.
    super interessante o blog!

    ResponderExcluir
  2. muito boa boa essa abordagem, apesar da midia do CD ser mutio cara o que leva aos downloads ilegais n so de musicas mais de muitos outros produtos generalizado.

    ResponderExcluir
  3. nossa mais é claro que os downloads lícitos são mais favoraveis e que música no espaço on-line é uma fantastica evolução do cibernauta.

    ResponderExcluir